Extensão

 

 

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO IGEO

A extensão universitária constitui um dos eixos de atuação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), articulando as funções de ensino e pesquisa, e promovendo a integração entre a universidade e a sociedade.

No âmbito dos cursos de Geociências (Geologia, Geografia, Oceanografia e Geofísica), a extensão representa o compromisso institucional com a democratização do conhecimento geocientífico, a valorização do patrimônio natural e a promoção do desenvolvimento sustentável em diferentes dimensões: social, ambiental, econômica e cultural.

O Instituto de Geociências (IGEO/UFBA) mantém tradição na execução de atividades extensionistas, estimulando a participação de docentes, técnicos-administrativos e discentes em projetos que contribuem para a disseminação da ciência e para a solução de demandas concretas da sociedade.

No IGEO, as propostas de ação de extensão são avaliadas por uma comissão antes de seguirem para aprovação da Congregação.

Comissão de Avaliação de Extensão

Portaria IGEO/UFBA Nº 07/2023

Regina Lúcia Bittencourt

(Presidente da Comissão)

Rosane Rodrigues Chaves

(Coordenação de Ensino)

Simone Souza de Moraes

(Docente do Departamento de Oceanografia)

Rodrigo Winck Lopes

(Docente do Departamento de Geologia)

Wilson Mouzer Figueiro

(Docente do Departamento de Geofísica)

Marco Antonio Tomasoni

(Docente do Departamento de Geografia)


Contatos mail

Sala 203 C  (1° andar) 

Instituto de Geociências (IGEO)

(Campus Ondina)

extensaoigeo@ufba.br

+55 71 3283-8633

Regina Lúcia Bittencourt

Maria Eduarda Caldeira (Bolsista SANKOFA)

Raniele Amorim (Bolsista SANKOFA)

De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012):

“A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.”

Assim compreendida, a extensão universitária traduz uma postura institucional e acadêmica comprometida com a transformação social. Trata-se de uma prática que conjuga as funções de ensino e pesquisa, consolidando-se como espaço privilegiado para a formação cidadã, o exercício da interdisciplinaridade e o fortalecimento dos valores democráticos e éticos que orientam a universidade pública.

Segundo a Resolução CAPEX/UFBA n° 02/2025, As ações de extensão da Universidade Federal da Bahia serão classificadas nas seguintes modalidades:

  • projetos;
  • cursos;
  • eventos;
  • prestação de serviços.

Essas modalidades são maneiras pelas quais o conhecimento acadêmico é compartilhado, aplicado e construído em conjunto com a comunidade externa, possibilitando o papel social da universidade e garantindo o diálogo entre saberes que transformam a sociedade e contribuem para seu desenvolvimento.

De acordo com FORPROEX, 2012 (2012, pp.29-36) , as diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária são as seguintes: 

 

 

(i) a designação do professor orientador;

(ii) os objetivos da ação e as competências dos atores nela envolvidos;

(iii) a metodologia de avaliação da participação do estudante.

 

(i) privilegiamento de questões sobre as quais atuar, semdesconsideração da complexidade e diversidade da realidade social;

(ii) abrangência, de forma que a ação, ou um conjunto de ações, possa ser suficiente para oferecer contribuições relevantes para a transformação da área, setor ou comunidade sobre os quais incide;

(iii) efetividade na solução do problema.

 

A Extensão Universitária se apresenta como um pilar essencial, indo além da transferência de conhecimento. Ao promover o diálogo horizontal com a sociedade e se integrar de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, ela consolida a formação cidadã do estudante e garante que a produção científica e acadêmica da universidade pública se traduza em soluções efetivas e transformadoras para as complexas questões sociais e regionais, reafirmando o compromisso ético e o papel social da instituição.

 

       Conforme dispõe a Resolução CAPEX/UFBA Nº 02/2012 - Regulamento de Extensão Universitária, a extensão universitária é um eixo de atuação que articula as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e a sociedade. As ações de extensão serão propostas e promovidas por docentes e técnicos de Unidades Universitárias, órgãos complementares, órgãos estruturantes e instâncias da Administração Central segundo a Resolução CAPEX/UFBA n° 02/2025.

         De acordo com o Art. 24 do Regulamento de Extensão Universitária da UFBA: Todas as  ações de extensão serão registradas na Pró-Reitoria de Extensão Universitária após sua aprovação pelas instâncias competentes, que avaliará sua adequação às presentes normas.

    A proposta deve ser cadastrada pelo proponente no Sistema de Registro e Acompanhamento de Atividades de Extensão da UFBA (Siatex). A partir desse cadastro, a proposta será analisada pela Comissão de Avaliação de Extensão do IGEO , e, em seguida,

avaliada pela Congregação do IGEO e, na sequência, pela PROEXT. Estando em conformidade com as diretrizes de extensão da universidade, a proposta será registrada.

Informações sobre registro de atividades de extensão podem ser acessadas no Manual de Extensão Universitária da UFBA e no Manual do Siatex.

 

Critérios básicos de aprovação

Recomenda-se que as propostas de ações de extensão estejam fundamentadas nas Diretrizes determinadas pelo FORPROEX, 2012 

Passo a passo para submissão de propostas de ações de extensão:
ACESSO AO SIATEX

1. Acesse o site siatex.ufba.br

2. Login com CPF e senha SIUS

2.1 Registre, acompanhe e certifique ações de extensão