DIRETRIZES PARA AS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

De acordo com FORPROEX, 2012 (2012, pp.29-36) , as diretrizes que devem orientar a formulação e implementação das ações de Extensão Universitária são as seguintes: 

 

 

(i) a designação do professor orientador;

(ii) os objetivos da ação e as competências dos atores nela envolvidos;

(iii) a metodologia de avaliação da participação do estudante.

 

(i) privilegiamento de questões sobre as quais atuar, semdesconsideração da complexidade e diversidade da realidade social;

(ii) abrangência, de forma que a ação, ou um conjunto de ações, possa ser suficiente para oferecer contribuições relevantes para a transformação da área, setor ou comunidade sobre os quais incide;

(iii) efetividade na solução do problema.

 

A Extensão Universitária se apresenta como um pilar essencial, indo além da transferência de conhecimento. Ao promover o diálogo horizontal com a sociedade e se integrar de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, ela consolida a formação cidadã do estudante e garante que a produção científica e acadêmica da universidade pública se traduza em soluções efetivas e transformadoras para as complexas questões sociais e regionais, reafirmando o compromisso ético e o papel social da instituição.