Retomada gradual das atividades presenciais marcam início de semestre letivo no Instituto de Geociências da UFBA

O retorno gradual das atividades presenciais no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) foi esperado por muitos. Mesmo de forma reduzida, a circulação de estudantes e servidores já deu um novo ar ao Instituto, que permaneceu por quase dois anos com a maioria das atividades sendo realizada remotamente.

Olívia Oliveira, diretora do IGEO/UFBA, recepciona os estudantes que aguardavam o início da aula

A servidora Sarah Rocha, coordenadora técnica do Laboratório de Estudos do Petróleo (Lepetro), revela a saudade que estava da movimentação no IGEO. Mesmo atuando em um laboratório em que foi necessário a manutenção de algumas atividades presenciais, ela não esquece do estranhamento ao ver o Instituto quase vazio, durante os meses iniciais do isolamento social. “A gente estava acostumado a vivenciar o IGEO com os corredores cheios, com a alegria das pessoas que passam por aqui. Por isso, a ansiedade por este momento, por este calor humano”, afirmou.

Para o professor Cristovaldo Santos a realização das aulas de forma remota foi um desafio. “ O início da suspensão das aulas presenciais foi complicado, principalmente por conta das questões relacionadas ao acesso à tecnologia por parte dos alunos. Ainda bem que as aulas presenciais retornaram e é necessário seguirmos os protocolos recomendados pelo Comitê de Biossegurança contra Covid-19”, disse empolgado o docente que também expõe a satisfação em rever os estudantes.

Estudantes retornam às aulas presenciais seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19

Enquanto alguns aguardavam o reencontro com os antigos colegas. Outros estavam na expectativa em conhecer os novos e finalmente iniciar a vida acadêmica presencialmente. Foi o caso da caloura da graduação em Oceanografia, Izabella Bigi.

Nascida em Aracaju-SE, a entrada na universidade e no curso que sonhava, veio acompanhada por outras mudanças para a discente, que devido ao início das aulas presenciais, precisou mudar-se para a capital baiana. “Eu não conhecia Salvador e quero ficar mais independente morando aqui, pois ficarei longe de minha família e terei que fazer as coisas sozinha”, disse a discente que também foi aprovada na mesma graduação na Universidade de São Paulo, mas escolheu o IGEO/UFBA por ser uma instituição de referência nos estudos oceanográficos.

As mudanças não perpassam apenas a vida de Izabella, como também a de sua mãe, Cristiani Barros que a acompanhou em uma visita ao IGEO/UFBA, antes do início das aulas. “A gente é muito ligada e mesmo sofrendo com a distância, estou feliz por ela estar realizando um sonho. Eu cumpri meu papel e desejo que ela seja bem acolhida aqui”, revelou emocionada a mãe da estudante.

A caloura Izabella Bigi e sua mãe visitaram o IGEO/UFBA para conhecer o Instituto

Boas-vindas e acolhimento

Para recepcionar os novos e antigos estudantes no início do semestre letivo 2022.1, os colegiados das graduações em Geofísica, Oceanografia e Geologia do Instituto de Geociências promoveram uma série de atividades com intuito de apresentar os cursos e acolher os alunos.

Também foi realizada, durante a primeira semana no mês de março, a Semana de Acolhimento da UFBA composta por palestras e mesas on-line que discutiram o cenário epidemiológico e orientações acerca dos protocolos de biossegurança a ser adotados pela comunidade, além de informações sobre procedimentos acadêmicos, assistência estudantil e suporte tecnológico em função da pandemia.

O colegiado do curso de Geofísica promoveu em 1º de abril, o evento online “Conhecendo a Geofísica”, que foi transmitido pelo canal do YouTube da SBGf, e teve o objetivo de apresentar a área da Geofísica em seus diferentes contextos para os estudantes.

Já a graduação em Oceanografia realizou, em 4 de abril , o evento híbrido com apresentação do Colegiado, do Centro Acadêmico (CAOS), da Empresa Júnior (Atlanticus) de Oceanografia do IGEO/ UFBA e da Atlética do IGEO. Na ocasião também ocorreu a palestra “ A Oceanografia após a Graduação”, com as presenças do oceanógrafos Igor Carneiro (online Surveyor & Data Processor) e Diego Bitencourt (diretor, Nortek Brasil).

No próximo dia 20 de abril, às 19h, o colegiado da graduação em Geologia realizará a aula magna com o tema "Geoética. Precisamos falar sobre isso!”. O evento terá como palestrante a Dra Katia Leite Mansur, geóloga, docente do Departamento de Geologia e diretora do Museu da Geodiversidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os interessados poderão acompanhar pelo canal Youtube do curso Geologia  daUFBA.