Pospetro realiza palestra “Lítio o santo elemento”, amanhã (04), no Instituto de Geociências da UFBA

Será realizada amanhã, 5 de julho, às 10h, no Auditório de Videoconferência (Auditório B) do Instituto de Geociências da UFBA, a palestra “Lítio o santo elemento”.

O evento é uma iniciativa do Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro) e tem o objetivo de apresentar e discutir as aplicabilidades do lítio (Li), elemento químico utilizado na industriais para produção de vidros e materiais cerâmicos, na indústria aeronáutica, na fabricação de lubrificante de uso geral e de alta temperatura e tem aplicações militares e na indústria da energia nuclear. Desde setembro de 2020, o lítio passou a integrar a lista de matérias-primas críticas, ou seja, com grande importância econômica, da União Europeia (UE), juntamente com a bauxita, o titânio e o estrôncio. A sua importância crescente deve-se a ser um fato de ser indispensável para a neutralidade carbónica, desejada neste caso pela UE até 2050.

O evento é gratuito e aberto ao público.