Pesquisadores do Instituto de Geociências da UFBA participam de seminário em navio laboratório TARA

A passagem, em Salvador-BA, do veleiro de pesquisa Tara, da fundação francesa Tara Océan , entre os dias 10 e 14 de outubro, é uma ocasião oportuna para falarmos dos desafios da mais conhecida baía da cidade: a Baía de Todos os Santos. Por isso, amanhã, 14 de outubro, das 9h às 12h, pesquisadores do Instituto de Geociências (IGEO) da UFBA participarão do seminário científico “Baía de Todos os Santos para o Oceano Atlântico: Desafios do Século 21”.

O seminário ocorrerá Hub Salvador (Av. da França, 393 - 2º andar - Comercio, Salvador), e será aberto pela diretora do IGEO/UFBA, a Prof. Dra. Olívia Oliveira.

A programação contará também com a presença dos professores Antônio Fernando de Souza Queiroz  (IGEO/UFBA e Ícaro Thiago Andrade Moreira que abordarão o tema “Manguezais da Baía de Todos os Santos - Busca pela Conservação e pelo Conhecimento da Inovação”.

Em seguida o professor Igor Cristino Silva Cruz (IGEO/UFBA) falará sobre “Estabilidade dos Recifes da Baía de Todos os Santos aos Impactos Crônicos e Agudos”. Já o tema “Poluição marinha: riscos e desafios para um desenvolvimento sustentável”, será abordado pela Profa. Dra. Tatiane Combi (UFBA).

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) também participarão da programação do seminário.

Para conferir a programação completa clique aqui.

Sobre a expedição – A missão da Tara Océan faz parte do programa internacional de pesquisa AtlantECO, que conta com 36 institutos parceiros de 13 países, incluindo o Brasil. Durante quase dois anos, o navio laboratório Tara percorrerá 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África, até a Antártida. No Brasil, a expedição já passou pelo rio Amazonas e fez escala em Belém. De Salvador, partirá, no dia 14 de outubro,com destino ao Rio de Janeiro.