Instituto de Geociências da UFBA marca presença em evento sobre Ciências Forenses na América Latina

Divulgar e estimular o desenvolvimento de pesquisas acerca das Geociências Forenses no continente latino-americano. Esse é o objetivo da série de palestras “Uma nova perspectiva das Ciências Forenses na América Latina” (“Ciclo de Charlas: Una Nueva Perspectiva de las Ciencias Forenses en América Latina”), que inicia hoje, 1 de junho, e segue até o próximo dia 7 de junho.

O evento que reúne pesquisadores de diversos países da América Latina, contará com participação da diretora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA), professora Olívia de Oliveira, que abordará o tema “O perfil Forense multivocacional para Geociências”, no dia 3 de junho, às 17h.

“A Geociência é uma ciência plural e multivocacionada que compõe diversas ciências que são importantes nos estudos Forenses”, diz a professora Olívia. Ela também destaca os trabalhos desenvolvidos no IGEO/UFBA com a temática Forense. “Temos trabalhos desenvolvidos que tratam de deslizamento de encostas, terremotos, Geologia Ambiental, Geologia Médica, identificação de minerais e fósseis que seriam possivelmente utilizados para contrabando e outras questões. Todas estas são temáticas que mundialmente são caracterizadas como forenses e o Instituto traz esta bagagem nos cursos de graduação e pós-graduação”, explica.

A série de palestras terá também a participação de profissionais que apresentarão temas como, Palinologia Forense, Microvestígios, Técnicas Complementares na Geologia Forense, entre outros.

Clique aqui para acessar a programação completa do evento.

A transmissão será realizada pelo canal do IFG UFPel no YouTube.