Iniciativa do IGEO/ UFBA, em parceria com a SEC, disponibiliza 130 vagas para curso EaD sobre Geociências

Começa, no dia 14 de agosto, a 2ª edição do curso de Educação à Distância (EaD) Geociências no Ensino Básico direcionado para professores dos componentes curriculares de Ciências, Biologia, Física, Química, Geografia, História ou demais docentes interessados em estudos na área das Geociências dos ensinos Fundamental II e Médio das escolas da rede estadual.

A atividade on-line, foi criada a partir do projeto “Geoarretadas: despertando a vocação de meninas para as Geociências na Bahia” realizado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA), disponibiliza 130 vagas para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

As inscrições poderão ser feitas até 31 de julho, através do link https://forms.gle/nKDfU86cKnTdpYT16.

Na edição deste ano, será utilizado o método de aprendizagem baseada em problemas (ABP) com o intuito de preparar os docentes para abordar temas geocientíficos recomendados pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e outros cujas características multi e transdisciplinares permitem trabalhar diversos conteúdos do Ensino Básico, tais como a geodiversidade regional e/ou problemas socioambientais do Estado da Bahia. Além disso, os cursistas participarão da elaboração de uma cartilha com propostas de experimentações e análises de situações-problema para abordagem destes temas de uma forma que favoreça o protagonismo dos estudantes e permita-lhes aprofundar e ampliar suas reflexões a respeito destes conhecimentos.

Para a vice-diretora do IGEO/UFBA e uma das idealizadoras do projeto, Simone Moraes, “O objetivo é preparar docentes do ensino básico para abordar temas de Geociências em suas aulas através de situações-problema que motivem seus estudantes a pesquisar e compreender a importância destes conhecimentos para a sociedade”, afirma a docente.

Esta atividade conta com recursos da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PAEXDoc Tessituras: Edital de Apoio a Atividades de Extensão não-presencial – Projeto Nº 16837) e com o apoio do Programa Ciência na Escola vinculado à Diretoria de Educação Superior da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (CEPEE/SEC/BA).

O curso terá carga horária de 60 horas, na modalidade EaD, com atividades síncronas realizadas via Google Meet e atividades assíncronas, via Moodle (UFBA). Com início previsto para 14 de agosto e encerramento no dia 27 de novembro. O certificado será emitido pela UFBA.

vagas para curso EaD sobre Geociências