III Ciclo de Palestra Geoprocessamento: história, aplicação e futuro tem início na próxima semana

Profissionais, estudantes, professores e demais pessoas que se interessam pelas temáticas ligadas ao Geoprocessamento poderão participar da terceira edição do Ciclo de Palestra “Geoprocessamento: história, aplicação e futuro” que será iniciada na próxima quinta-feira, 14 de outubro, e transmitida pelo canal do Nehma no YouTube.

Gratuitas e com abordagens atuais, as palestras visam apresentar conteúdos relevantes sobre história, divulgar as aplicações e perspectivas para o futuro do Geoprocessamento. O professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) e coordenador do evento, Danilo Melo, afirma que o 3º Ciclo está em constante aprimoramento. “A cada nova edição procuramos aprimorar e ajustar o conteúdo para a realidade dos alunos e do mercado de trabalho”, assegurou o docente.

De acordo com Melo, o diferencial desta edição é a diversidade e atualidade dos assuntos que serão apresentados. “Acreditamos que estes temas despertem o interesse dos alunos e busquem aperfeiçoar seu conhecimento. Como vimos nos ciclos anteriores, se precisa localizar algo na superfície terrestre, o Geoprocessamento irá te ajudar. O conhecimento está ao alcance de todos”, defendeu.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente (Nehma) do IGEO/UFBA e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) da Escola Politécnica da UFBA e da Oficina de Textos.

Programação

A programação do evento iniciará no dia 14 de outubro e segue até o mesmo de novembro com as seguintes palestras. Vale lembrar, que a programação pode passar por alterações.

14/10 - "A importância da Governança de Dados e de IDE no cenário atual", com Rafael Lopes da Silva (IBGE) e Fabíola Andra Souza (UFBA);

21/10 – “Processamento Digital de Imagem”, com Teresa Galloti Florenzano (INPE);

28/10 – “Metodologias automáticas para detecção de desmatamento”, com Daniel Capela Zanotta (IFRG);

4/11 - "Utilização do Google Earth Engine (GEE) para gerar dados públicos sobre monitoramento do uso e cobertura da terra no Brasil", com Marcos Rosa (USP);

18/11 - "Estudos da geodiversidade no Brasil e em Portugal", com Maria do Carmo Jorge (UFRJ) e Lúcio Cunha (UC);

25/11 - "Sensoriamento Remoto da Atmosfera", com Nelson Jesus Ferreira (INPE).

02/12 – “Sensoriamento Remoto em Estudos de Geologia Planetária”, com Alvaro Penteado Crosta (UNICAMP)