II Seminário da Pós-Graduação em Geografia acontece de 24 a 26 de maio

Com o tema “Geografia enquanto leitura política da realidade” o II Seminário da Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) ocorrerá de 24 a 26 de maio, presencialmente, no Auditório Yeda de Andrade Ferreira do IGEO.

No evento, que propõe discutir a Geografia e o seu papel de pensar cientificamente a ação humana sobre o espaço, serão realizadas mesas-redondas e oficinas. A palestra de abertura abordará os "Métodos de leitura da realidade: Sistemismo, Fenomenologia e Materialismo Histórico Dialético", com os professores Dr. Marco Tomasoni (IGEO/UFBA) e Dr. Átila de Menezes Lima da Universidade Estadual do Ceará. Em seguida ocorrerá a oficina " O papel do Geógrafo dentro do Licenciamento Ambiental", com José Paulo Novaes Mendes (INEMA).

No dia 25 de maio, será realizada mesa "Formação cidadã e política na construção da Geografia Escolar: as análises socioespaciais para uma educação libertadora", com os professores Dra. Maria Izis Santiago, Dra. Simony Reis e Dr. Eduardo Miranda. Durante a tarde será realizada a oficina de materiais didáticos e experimentos para Ensino de Geografia: para além da dicotomia Geografia Física e Geografia Humana, com  professora Dra. Maria Izis Santiago.

A mesa "Geografia e interseccionalidade: como os atravessamentos raça, gênero, sexualidade, classe e poder (des) moldam espaços" será realizada no último dia do evento e terá como palestrantes a profa. Maria Crislane Rosa, Eli Laíse de Deus (Frente Nacional Makota Valdina) e Prof. Dr. Antônio Angelo Fonseca. E no encerramento será lançado o Livro " O universo conceitual de Milton Santos" de autoria Prof. Dr. Pedro de Almeida.

Vasconcelos

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link  https://www.even3.com.br/semposgeo2022/

Confiram a programação