Eventos abordam as Geociências e seu ensino na sociedade

Na última sexta-feira (4), no Instituto de Geociências da UFBA foi realizada a mesa-redonda “Geoética e o Ensino de Pós-Graduação nas Geociências” e a aula-magna “A importância do Ensino de Geociências para a Sociedade”, ambas com as participações do Prof. Dr.Celso Dal Ré (Unicamp) e a Profa. Dra. Rosely Aparecida Imbernon (USP).

Nos eventos, que marcaram o início do semestre letivo da UFBA dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e do curso de Especialização em Ensino de Geociências (EnsinoGeo), foram abordados assuntos ligados à Geociências em diferentes perspectivas de ensino, e também a Geoética, um campo de estudo que busca analisar as implicações éticas das atividades humanas sobre o meio ambiente, recursos naturais e a sociedade.

Para a professora Simone Moraes, que coordena o EnsinoGeo, as atividades proporcionaram o contato com temáticas necessárias para as Geociências “As palestras do Prof. Celso Dal Ré e da Profa. Rosely Imbernon foram maravilhosas, trazendo inúmeras reflexões para nossos(as) estudantes e para nós”, afirmou.

No sábado (5), os estudantes do EnsinoGeo tiveram as primeiras aulas do curso, em que foram abordados os temas da Oceanografia, Geologia e Educação. O curos de especialização é uma iniciativa do Projeto Geoarretadas, formado por mulheres cientistas do Instituto de Geociências da UFBA, que promovem palestras, cursos de formação de professores, exposições itinerantes nas escolas, entre outras atividades.

Por Maísa Boa Morte