Documentário e livro discutem sobre Qualidade Urbano-Ambiental de Salvador

O documentário “Salvador Viva a Vida” e a segunda edição do livro “QualiSalvador:  qualidade do ambiente urbano na cidade da Bahia” foram lançados, no último mês de março, como fruto do Projeto Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador - QUALISalvador, realizado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) , da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Os dois lançamentos propõem a reflexão acerca da vivência e percepção de pesquisadores e moradores de Salvador-BA sobre a qualidade do ambiente urbano, revelando uma situação de degradação urbano-ambiental, de profunda desigualdade intraurbana e de exposição de parcela significativa da população, particularmente da população pobre e negra, a situações de riscos, insegurança alimentar e insegurança pública.

O docente Paulo Zangalli, que integrou a rede de pesquisadores do QualiSalvador com a docente Grace Alves, ambos do Instituto de Geociências da UFBA, afirma que o projeto proporciona o conhecimento de nossa realidade em dados. “Foram levantados e atualizados uma série de dados econômicos e de segurança, mas também dados ambientais que englobam a qualidade da água, a qualidade da natureza da cidade, e como ela se conecta intimamente com o conjunto histórico e contraditório de elementos sociais que a constituem. Estes elementos permitem que os soteropolitanos se reconheçam e conheçam a realidade que caminha ao nosso lado ”, explicou Zangalli.

O projeto que analisa o Índice de Qualidade Urbano-Ambiental de Salvador (IQUASalvador) foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa). Nele também é possível conhecer a cidade por meio da análise de um conjunto de indicadores relativos aos aspectos físico-ambientais, de riscos ambientais e vulnerabilidade, socioeconômicos, de acesso a serviços básicos e habitabilidade, acesso a equipamentos públicos e coletivos, segurança pública e saúde, sendo recortados a partir das dimensões de raça e gênero.

Além do livro e do documentário, o Projeto Qualidade do Ambiente Urbano de Salvador - QUALISalvador  lançou um portal em que é possível conhecer detalhadamente os dados da pesquisa.

Acesse a 2ª edição do livro QUALISalvador: qualidade do ambiente urbano na cidade da Bahia

Assista ao Documentário do QUALISalvador: SALVADOR VIVA A  VIDA

Conheça o Portal com Dados da Pesquisa