Docente do Instituto de Geociências da UFBA palestrará no 1º Fórum sobre Água de Lastro

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Instituto Caboré de Desenvolvimento Sustentável e o Instituto Ñamandu Nosso Planeta, realizarão o "1º Fórum sobre Água de Lastro - bioinvasão marinha e os impactos ambientais, sociais e econômicos na Baía de Todos os Santos", amanhã, às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

A programação de abertura terá a palestra "Impactos das espécies invasoras na Baía de Todos os Santos" ministrada pelo professor Dr. Igor Cruz, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA). Sobre a relevância do tema, o docente explica que as espécies invasoras são a segunda causa de danos da diversidade ecológica em nosso planeta,o que traz consequencias econômicas. " É importante tratar deste assunto não apenas para chamar atenção sobre o problema da bioinvasão, que acarreta não só em impactos ecologicos como também econômicos. Muitas doenças causadas por pragas são derivadas de especies invasoras, e essas podem afetar a produção de alimentos, por exemplo.", disse.

O Forúm também terá as participações da Dra. Cecília Castro (Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil ); Dra. Natália de Menezes (Centro de Energia e Meio Ambiente da Universidade Federal da Bahia ); Dr. Lohengrin Fernandes (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira da Marinha do Brasil); Prof. Djalma Bispo (Instituto Ñamandu) e do Prof. Alex Fraga ( Instituto Caboré).

A iniciativa visa promover um diálogo entre pesquisadores, estudantes, empresas marítimas, instituições marítimas, portuárias, ambientais e sanitárias, sociedade civil, além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário

As inscrições podem ser realizadas por meio do link www.aguadelastro.com.br