Cursos de graduação do Instituto de Geociências da UFBA são bem avaliados em Guia da Faculdade

A licenciatura em Geografia conquistou cinco estrelas e os bacharelados em Geofísica, Geografia, Geologia e Oceanografia conquistaram quatro estrelas na avaliação 2021 do Guia da Faculdade, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo e o Quero Educação, que analisa a qualidade dos cursos superiores de todo o país.

A pontuação, que vai de uma a cinco estrelas, considera questões como qualidade do projeto pedagógico, do corpo docente e da infraestrutura da graduação, e serve como referência para milhares de estudantes que estão em processo de escolha de um curso de graduação.

Para a diretora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) Olívia Oliveira, a excelente avaliação evidencia o empenho coletivo de toda a comunidade do Instituto. “Estou feliz com o resultado pois é fruto de extrema dedicação do nosso corpo docente, técnico-administrativo e discente. Tudo isso associado à infraestrutura especializada através do complexo laboratorial existente em nossa Unidade acadêmica, o IGEO/UFBA”, comemora.

Já a coordenadora do Colegiado da Graduação em Geologia, professora Ana Virgínia de Santana, ressaltou que a avaliação pode ser um dos pré-requisitos para a escolha da graduação. “Pessoas interessadas em cursar Geologia no IGEO/UFBA, em qualquer parte do Brasil e do mundo, geralmente têm acesso ao Guia do Estadão, para verificações anteriores”. Contudo ela também pontua que os critérios avaliados devem ser levados em conta. “Não podemos deixar de verificar o índice como um olhar mais crítico, pois os critérios adotados privilegiam universidades que têm aporte de financiamento constante, o que, no geral, não temos verificado nos cursos das universidades federais”, expõe a coordenadora.

Este ano a avaliação contou um uma novidade. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece pela primeira vez entre as dez instituições públicas com mais graduações cinco estrelas.

Acesse aqui a avaliação na íntegra.