Um acordo de cooperação para pesquisa mineral foi o tema da reunião realizada nesta sexta-feira (14), entre o Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). A reunião contou com a participação do presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm; da diretora do IGEO, Olivia Oliveira; do diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena; do ex-diretor do Departamento de Tecnologias Estratégicas e de Produção (DETEP) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Aristides Pavani Filho, também representando o IGEO; e do diretor do Worldwatch Institute no Brasil (WWI), Eduardo Athayde.
Dentre os objetivos do acordo de cooperação está a disseminação do conhecimento e a popularização da mineração na Bahia. Para Tramm, é imprescindível desenvolver estudos que demonstrem a importância do setor para a economia do estado. ”A pesquisa é a primeira etapa para a implantação de qualquer projeto de mineração. Com este acordo, estaremos acelerando uma das partes mais difíceis do processo, e com isso ajudando a trazer novos investimentos para a Bahia”, afirma.
Enquanto o IGEO designará os professores e estudantes que serão responsáveis por conduzir as pesquisas e produzir os relatório para a CBPM, a Companhia contribuirá com a infraestrutura necessária para o bom andamento dos projetos. O acordo virá atrelado a um plano de trabalho focado em tópicos que são de grande interesse da CBPM, como economia mineral, terras raras, lítio e grafeno.
Texto: Ascom CBPM