Série de webinars discute Governança das águas transfronteiriças

O Departamento de Geografia e a Pós-graduação em Geografia (Posgeo) do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia IGEO/UFBA, em parceria com Laboratório de Geografia Política (Geopo) do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) promovem uma série de webnars sobre "Governança das águas transfronteiriças, ao redor do mundo".

O evento, que acontecerá ao longo do segundo semestre de 2021, iniciará no próximo dia 8 (quarta-feira), às 14h, com o webnar. “Water wars! Water wars! Water wars! As mudanças catastróficas antropogênicas no Sistema Terra”, com professor da Universidade de Waterloo, Canadá, Larry Swatuk. Com transmissão pelo YouTube da Geop USP.

De acordo com o professor do IGEO/UFBA e um dos organizadores da iniciativa, Prof. Luis Paulo da Silva, “A nova série de webinars do Geopo propõe expor e discutir questões-chave da governança transfronteiriça da água ao redor do mundo. As águas transfronteiriças, que abrangem rios, aquíferos e lagos compartilhados entre dois ou mais países, são um tópico crítico em uma era de emergência ambiental”, afirmou.

Ao falar sobre a importância da temática do evento, o professor ainda acrescenta que, “consumo excessivo e a degradação da águal pode aumentar os riscos de conflitos ou estimular a cooperação dentro e entre os países. Esta é questão uma preocupação mundial, reconhecer as perspectivas regionais sobre este tópico pode aumentar nossa consciência e capacidade de desenvolver uma cooperação significativa e sustentabilidade em todo o mundo”, defende o docente.

Os webnars serão sempre as 14h, e o seguinte ocorrerá no dia 22/09, com a participação do professor Jeroen Warner, da Universidade de Wagenigen, Holanda.