Programação, do mês de agosto, do 2º Ciclo de Palestras Geoprocessamento reúne grandes nomes da área

Terá início, hoje (4), às 18h, a programação do mês de agosto do 2º Ciclo de Palestras "Geoprocessamento: história, aplicações e futuro". O evento que é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente (Nehma), do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA) terá a participação de pesquisadores nacionais que se destacam na área de Geoprocessamento.

A Profa. Dra. Ana Clara Mourão, da Universidade Federal de Minas Gerais, dará início às atividades. Ela é arquiteta e urbanista,  com atuação nas áreas de Geoprocessamento, Paisagem, Patrimônio Cultural, Análise Ambiental, Análise Urbana, Geodesign, entre outras.

Já no dia 12 de agosto, às 18h, será a vez da Profa. Dra. Silvia Beatriz Alves Rolim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A docente que possui vasta experiência em Sensoriamento Remoto, atua também com as temáticas de Transferência Radiativa na Atmosfera, Radiometria Óptica e Sensoriamento Remoto Geológico.

No dia 19 de agosto, (18h), será a participação da Dra. Silvia Midori Saito e Me. Mariene Carvalho de Assis, ambas pesquisadoras do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Já no encerramento deste 2º Ciclo de Palestras, acontecerá a homenagem ao pioneiro do Geoprocessamento, no Brasil: o ilustre professor, cientista, Jorge Xavier da Silva, falecido no último mês de julho. O docente, que atuou na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, destacou-se por sua enorme contribuição e dedicação às Geociências, em especial, pelo desenvolvimento do Sistema de Análise Geoambiental (Saga) e por seus estudos voltados para Geoprocessamento e Sistemas Geográficos de Informação, Análise Ambiental, entre outros.

Para a homenagem estarão presentes o Prof. Dr. Antônio José Teixeira Guerra, da UFRJ, o Prof. Dr. Gilberto Câmara, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Prof. Dr. Ricardo Tavares Zaidan, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O evento, que é gratuito, pode ser acompanhado pelo canal do Nehma no YouTube.