Colações de grau marcam início de semestre letivo no IGEO

Nas semanas iniciais, do primeiro semestre letivo de 2021, o Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizou, remotamente, as colações de grau, do semestre letivo suplementar de 2020, das graduações em Oceanografia, Geologia e Geografia, nos dias 5, 12 e 19 março, respectivamente.

A distância física imposta pelos protocolos de prevenção contra a Covid-19, não impediu que a emoção tomasse conta dos formandos, seus familiares e amigos, além dos professores e técnico-administrativos do IGEO. Para o coordenador do curso de Oceanografia, Paulo Mafalda, concluir a graduação em tempos de pandemia é uma grande conquista. “São jovens vitoriosos porque estão dando o exemplo de que, mesmo diante de todas as dificuldades que o mundo está enfrentando, eles conseguiram chegar até aqui”, afirmou.

Na colação de grau da graduação de Geologia, a coordenadora Ana Virgínia de Santana expôs a importância da ética na atuação de todos os profissionais. Para ela, pensar na coletividade é um diferencial, independentemente da área de atuação. “Sigam com amor no coração, com ética e compromisso não só com a Geociências, mas com a humanidade”, reforçou a docente.

Com sentimento de superação, a formanda em Geografia, Alice Neves dos Santos, bastante emocionada, compartilhou com os presentes que os desafios enfrentados não a impediram de alcançar a conclusão da graduação. “Agradeço a Deus por ter me dado força neste percurso que não foi fácil. Foram muitas idas e vindas. Eu cresci muito na Universidade.”

Em um dos seus discursos de encerramento, a diretora do IGEO, Olívia de Oliveira, enfatizou que, além de representar a conclusão do curso de graduação, a colação de grau simboliza a conclusão de um ciclo, mas, sobretudo, o início de uma nova jornada na vida dos formandos. “Tudo que vocês conseguiram foi com muita educação e muita garra. Nunca se esqueçam disso. Toda comunidade geocientífica e a UFBA está orgulhosa de vocês”, encerrou a diretora na colação de grau do curso de Geografia.